ATIVIDADES A
DISTÂNCIA (4H)
Atividade à distância Unidade 7
Atividade à distância Unidade 6
5º Encontro - junho 2013
4º Encontro - maio 2013
3º Encontro - maio 2013
2º Encontro - abril 2013
Obs: (Turma 3- Porto União) LER TEXTO SOBRE ROTINA da Unidade 2 - Ano 1 pg 17-27; Ano 2 pg 16-26; Ano 3 pg 15-23 -DESTACAR OS PONTOS MAIS RELEVANTES PARA SOCIALIZAÇÃO E DEBATE NO PRÓXIMO ENCONTRO.
Atividade à distância Unidade 7
- Relatório de outubro
- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido
no portal do Programa de Alfabetização – (Caderno de avaliação) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões
– Preencher os quadros de
acompanhamento as aprendizagens das crianças e o quadro de perfil de grupo
(sugerido no caderno da unidade 1)
- Preencher os quadros de monitoramento das atividades
- Elaborar um projeto didático inspirado nas
discussões da Unidade 6 – anexar ao relatório do mês.
Obs: Não esquecer de utilizar e citar os
materiais enviados pelo MEC
Atividade à distância Unidade 5
O relatório do mês de agosto deverá conter:
O relato do planejamento e desenvolvimento de uma sequência
didática em sala de aula, enfatizando os diferentes gêneros textuais.
Durante o relato da sequência responda as seguintes questões:
- · Nº de alunos, nível e quantidade
- · Tempo previsto para o desenvolvimento.
- · Quais as áreas do conhecimento foram exploradas? (Interdisciplinaridade)
- · Quais direitos de aprendizagem foram trabalhados em cada área do conhecimento?
- · Qual a temática definida?
- · Quais gêneros textuais foram abordados?
- · Quais os objetivos do trabalho?
- · Relato das etapas do desenvolvimento do trabalho. (1º momento, 2º momento...)
- · O que os alunos puderam aprender com essa sequência didática? As (avaliação)
No próximo encontro (setembro) os
grupos se reunirão por ANO para socialização das sequências didáticas e no qual irão decidir qual trabalho será socializado ao grande grupo
e este relato será postado no blog do
PNAIC http://pnaiccanoinhas.blogspot.com
OBSERVAÇÕES:
·
ANEXAR NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 2 A 5
ATIVIDADES QUE OS ALUNOS DESENVOLVERAM.
·
TRAZER O RELATO DIGITADO E SALVO EM PEN DRIVE OU
cd.
5º Encontro - junho 2013
1- Relatório
do mês de julho.
2 - Atividade 2 -
Resgatar diferentes brincadeiras presentes na nossa memória, envolvendo
a oralidade (como trava-línguas, parlendas, cantigas de roda,
poemas);relacionar as atividades aos direitos de aprendizagem em cada área do
conhecimento e aplicar em sua sala.
Atividade durante o curso: Fazer o levantamento das
brincadeiras que podem fazer parte do trabalho de sala de aula, planejando o
que será aplicado com os alunos.
Tarefas (para casa e escola):
Atividade 1 – Relatório mês junho
Atividade 2 - A partir da leitura do manual didático
dos jogos distribuídos pelo MEC http://www.ufpe.br/ceel/ceel-material-apoio.html no link JOGOS EDUCATIVOS
http://www.ufpe.br/ceel/e-books/Manual_de_jogos_did%C3%A1ticos_revisado.pdf?id=0Bw_P9uquvKp5ZWZmMjhlZDEtMWY0ZS00ZDc5LWI2YjQtMzNjYThjOTBlNTdl&hl=en construa outro jogo ou use um exemplo
sugerido no manual e aplique em sala de aula.
Atividade 3 – Planejar uma sequência didática
contendo diferentes gêneros textuais, jogos/ e ou brincadeiras e atividades de
ortografia e aplicá-la em sala de aula. (Socializar os resultados próximo
encontro.
Anexar relato da Sequencia Didática desenvolvida no
relatório.
3º Encontro - maio 2013
1 – Relatório do mês de maio relatando atividades desenvolvidas em sala de aula que correspondam aos estudos da apostila, relacionando a página.
Anexar:
- Cópia do planejamento anual por turma e/ou por escola reestruturado de Língua portuguesa.
- Realizar um ditado de uma lista de palavras de mesmo campo semântico e com diferentes quantidades e tipos de sílabas, para diagnosticar os níveis de escrita dos alunos; levar o resultado para o encontro seguinte, para discutirmos as dúvidas.
- Fazer um mapa (ou tirar foto) da distribuição dos alunos da sua sala de aula.
2º Encontro - abril 2013
Tarefa (para casa e escola):
1 - Ler o texto Materiais didáticos no ciclo
de alfabetização (seção Compartilhando) e localizar, na escola, onde estão
guardados todos os materiais e planejar duas atividades com o uso dos materiais
distribuídos na rotina pedagógica do ensino da alfabetização. Trazer para
socializar no próximo encontro. (impresso)
2 – Planejar uma atividade através de jogos
de alfabetização com o objetivo de promover a consolidação da alfabetização em
sua turma. (impresso)
3 - Assistir ao Programa “Alfabetização e
letramento”, da TVE (Salto para o futuro - anos iniciais do ensino fundamental
- pgm.2 - Alfabetização e letramento, fazendo relato dos pontos principais e
incluir no relatório.
Obs: (Turma 3- Porto União) LER TEXTO SOBRE ROTINA da Unidade 2 - Ano 1 pg 17-27; Ano 2 pg 16-26; Ano 3 pg 15-23 -DESTACAR OS PONTOS MAIS RELEVANTES PARA SOCIALIZAÇÃO E DEBATE NO PRÓXIMO ENCONTRO.
- · As atividades a distância deverão ser feitas em forma de relatório, entregar uma via por escrito e em pendrive para ser socializado no próximo encontro.
1º Encontro - março 2013
Atividade 1
Fazer PORTIFÓLIO
dos alunos: Portfólio do professor é um sistema de registros muito
desenvolvido na área da educação, com o objetivo de acompanhar o
desenvolvimento de todos alunos.
Atividade 2
Fazer FICHA PERFIL DA TURMA que leciona. Ver
sugestões de modelos em:
- 1º ANO: CADERNO 1 /
ANO 1 – página 41
2º ANO: CADERNO 1 /
ANO 2 – página 40
3º ANO: CADERNO 1 /
ANO 3 – página 43
Atividade 3:
Fazer FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO,
que deverá ser usada a partir de agora em sua escola:
Ver sugestões de modelos em:
- 1º ANO: CADERNO 1 / ANO 1 – página 38 a 40
- 2º ANO: CADERNO 1 /
ANO 2 – página 35 a 38
- 3º ANO: CADERNO 1 / ANO 3 – página 37 a 42
Atividade 4 (APRESENTAR NO PRÓXIMO ENCONTRO)
Trazer uma atividade
de ROTINA da sala de aula:
• Uma semanal
• Pauta do dia
Atividade 5 (APRESENTAR NO PRÓXIMO ENCONTRO)
Trazer uma atividade
de leitura realizada em sala de aula com livros de literatura.
• Esta atividade poderá ser feita por escola e
uma por série.
Atividade 6
·
Leitura
do caderno de estudo UNIDADE 1 referente ao Ano que leciona.
·
Leitura
do caderno de Educação Especial.
Boa tarde Ana Maria gostaria de falar com vc sobre o seu trabalho como orientado do PNAIC. e-mail marciamarcelino@yahoo.com.br
ResponderExcluir