ATIVIDADES A DISTÂNCIA


ATIVIDADES A DISTÂNCIA (4H)

Atividade à distância Unidade 7

- Relatório de outubro


- Aplicar o instrumento de avaliação sugerido no portal do Programa de Alfabetização – (Caderno de avaliação) Avaliação no ciclo de alfabetização: reflexões e sugestões

– Preencher os quadros de acompanhamento as aprendizagens das crianças e o quadro de perfil de grupo (sugerido no caderno da unidade 1)

- Preencher os quadros de monitoramento das atividades


Atividade à distância Unidade 6


- Elaborar um projeto didático inspirado nas discussões da Unidade 6 – anexar ao relatório do mês.

Obs: Não esquecer de utilizar e citar os materiais enviados pelo MEC


Atividade à distância Unidade 5
O relatório do mês de agosto deverá conter:
O relato do planejamento e desenvolvimento de uma sequência didática em sala de aula, enfatizando os diferentes gêneros textuais.
Durante o relato da sequência responda as seguintes questões:
  • ·         Nº de alunos, nível e quantidade
  • ·         Tempo previsto para o desenvolvimento.
  • ·         Quais as áreas do conhecimento foram exploradas? (Interdisciplinaridade)
  • ·         Quais direitos de aprendizagem foram trabalhados em cada área do conhecimento?
  • ·         Qual a temática definida?
  • ·         Quais gêneros textuais foram abordados?
  • ·         Quais os objetivos do trabalho?
  • ·         Relato das etapas do desenvolvimento do trabalho. (1º momento, 2º momento...)
  • ·         O que os alunos puderam aprender com essa sequência didática? As (avaliação)

          No próximo encontro (setembro) os grupos se reunirão por ANO para socialização das sequências didáticas  e no qual irão decidir  qual trabalho será socializado ao grande grupo e este relato será  postado no blog do PNAIC http://pnaiccanoinhas.blogspot.com
OBSERVAÇÕES:
·         ANEXAR NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE 2 A 5 ATIVIDADES QUE OS ALUNOS DESENVOLVERAM.
·         TRAZER O RELATO DIGITADO E SALVO EM PEN DRIVE OU cd.

5º Encontro - junho 2013


1- Relatório do mês de julho.
2 - Atividade 2 -  Resgatar diferentes brincadeiras presentes na nossa memória, envolvendo a oralidade (como trava-línguas, parlendas, cantigas de roda, poemas);relacionar as atividades aos direitos de aprendizagem em cada área do conhecimento e aplicar em sua sala.

Atividade durante o curso: Fazer o levantamento das brincadeiras que podem fazer parte do trabalho de sala de aula, planejando o que será aplicado com os alunos.

4º Encontro - maio 2013


Tarefas (para casa e escola):

Atividade 1 – Relatório mês junho

Atividade 2 - A partir da leitura do manual didático dos jogos distribuídos pelo MEC http://www.ufpe.br/ceel/ceel-material-apoio.html  no link JOGOS EDUCATIVOS

Atividade 3 – Planejar uma sequência didática contendo diferentes gêneros textuais, jogos/ e ou brincadeiras e atividades de ortografia e aplicá-la em sala de aula. (Socializar os resultados próximo encontro.

Anexar relato da Sequencia Didática desenvolvida no relatório.

3º Encontro - maio 2013


1 – Relatório do mês de maio relatando atividades desenvolvidas em sala de aula que correspondam aos estudos da apostila, relacionando a página. 

Anexar:
- Cópia do planejamento anual por turma e/ou por escola reestruturado de Língua portuguesa.

- Realizar um ditado de uma lista de palavras de mesmo campo semântico e com diferentes quantidades e tipos de sílabas, para diagnosticar os níveis de escrita dos alunos; levar o resultado para o encontro seguinte, para discutirmos as dúvidas. 
- Fazer um mapa (ou tirar foto) da distribuição dos alunos da sua sala de aula.

2º Encontro - abril 2013

Tarefa (para casa e escola):

1 - Ler o texto Materiais didáticos no ciclo de alfabetização (seção Compartilhando) e localizar, na escola, onde estão guardados todos os materiais e planejar duas atividades com o uso dos materiais distribuídos na rotina pedagógica do ensino da alfabetização. Trazer para socializar no próximo encontro. (impresso)

2 – Planejar uma atividade através de jogos de alfabetização com o objetivo de promover a consolidação da alfabetização em sua turma. (impresso)

3 - Assistir ao Programa “Alfabetização e letramento”, da TVE (Salto para o futuro - anos iniciais do ensino fundamental - pgm.2 - Alfabetização e letramento, fazendo relato dos  pontos principais e incluir no relatório.


Obs: (Turma 3- Porto União) LER TEXTO SOBRE ROTINA da Unidade 2 - Ano 1 pg 17-27; Ano 2 pg 16-26; Ano 3 pg 15-23 -DESTACAR OS PONTOS MAIS RELEVANTES PARA SOCIALIZAÇÃO E  DEBATE NO PRÓXIMO ENCONTRO.
  • ·         As atividades a distância deverão ser feitas em forma de relatório, entregar uma via por escrito e em pendrive para ser socializado no próximo encontro. 


                                                              1º Encontro - março 2013
Atividade 1

 Fazer PORTIFÓLIO dos alunos: Portfólio do professor é um sistema de registros muito desenvolvido na área da educação, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento de todos alunos.


Atividade 2

Fazer FICHA PERFIL DA TURMA que leciona. Ver sugestões de modelos em:
 - 1º ANO: CADERNO 1 / ANO 1 – página 41
  2º ANO: CADERNO 1 / ANO 2 – página 40
  3º ANO: CADERNO 1 / ANO 3 – página 43

Atividade 3:

Fazer FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, que deverá ser usada a partir de agora em sua escola:
Ver sugestões de modelos em:
- 1º ANO: CADERNO 1 / ANO 1 – página 38 a 40
- 2º ANO:  CADERNO 1 / ANO 2 – página 35 a 38
- 3º ANO: CADERNO 1 / ANO 3 – página 37 a 42

Atividade 4  (APRESENTAR NO PRÓXIMO ENCONTRO)

 Trazer uma atividade de ROTINA da sala de aula:
        Uma semanal
        Pauta do dia

Atividade 5 (APRESENTAR NO PRÓXIMO ENCONTRO)

 Trazer uma atividade de leitura realizada em sala de aula com livros de literatura.
        Esta atividade poderá ser feita por escola e uma por série.

Atividade 6

·         Leitura do caderno de estudo UNIDADE 1 referente ao Ano que leciona.
·         Leitura do caderno de Educação Especial.

Um comentário:

  1. Boa tarde Ana Maria gostaria de falar com vc sobre o seu trabalho como orientado do PNAIC. e-mail marciamarcelino@yahoo.com.br

    ResponderExcluir